TEM QUE USAR TODO DIA
6 motivos para usar protetor solar todo dia - mesmo se não estiver sol lá fora.
Provavelmente, você já ouviu falar da importância de usar o protetor solar diariamente. Ele protege a pele contra os raios UV e previne diversos problemas causados pelo sol. Porém, se você pensa que em dias nublados ou de frio o uso do protetor solar é dispensável, está muito enganada. Listamos cinco motivos que vão fazer você mudar de opinião e passar a usar protetor solar todos os dias, em qualquer estação do ano. Confira:
Razões para usar o protetor solar todos os dias
Os raios UVB E UVA estão sempre presentes
É comum que as pessoas se lembrem de passar o protetor solar somente nos dias de muito calor, que é quando os raios com alto grau de intensidade, os famosos UVB, responsáveis por causar queimaduras e até câncer, estão abundantes.
Porém, mesmo em dias nublados ou de frio, o sol continua presente sob as nuvens. Logo, ao sair de casa sem aplicar o protetor solar no rosto e em todas as áreas que não estão cobertas, a pele acaba ficando exposta aos raios UVA, que são aqueles de média intensidade e que podem provocar manchas e rugas. É fundamental que você procure por um protetor que contenha proteção tanto para os raios UVB, como os UVA.
Previne contra o câncer de pele
Usar o filtro solar diariamente e da forma correta, seguindo as recomendações de frequência e quantidade, é possível reduzir significativamente os riscos de câncer de pele. O protetor solar com FPS 30, se aplicado do jeito certo, é capaz de bloquear, aproximadamente, 96.7% da radiação solar.
Evita queimaduras e manchas
Além de prevenir contra as queimaduras causadas pelos raios UVB em dias de muito calor, o protetor solar também impede que, em longo prazo, apareçam manchas na pele. Como os danos provocados pelo sol são cumulativos, expor a pele ao sol sem usar protetor solar, pode resultar em manchas que, em alguns casos, como o melasma, são irreversíveis.
Impede o envelhecimento precoce
Expor a pele diariamente aos raios solares, sem usar protetor solar de forma adequada, faz com que a produção de colágeno e elastina, responsáveis por aumentar o tônus muscular e dar firmeza aos tecidos, entre em colapso, acelerando a formação de rugas e marcas de expressão.
Previne o aparecimento de pintas e sardas
O uso do protetor também previne o aparecimento de sardas e pintas. As sardas costumam aparecer porque, com o excesso de sol, a pele se pigmenta para impedir a penetração dos raios. Já as pintas adquiridas, que surgem após o nascimento, também podem surgir por conta da exposição excessiva ao sol e, dependendo do formato, principalmente se for assimétrica, pode indicar o desenvolvimento de um câncer. Nesses casos, procure imediatamente um dermatologista.
Como usar o protetor solar da forma certa
Procure o fator de proteção solar (FPS) indicado para sua pele e aplique a quantidade recomendada no rótulo diariamente. O ideal é passá-lo de 15 a 30 minutos antes de sair de casa e reaplique de duas em duas horas.