Skip to main content

FAQ

Dúvidas Frequentes

Quais são os principais atributos de SUNDOWN®?

● Proteção Balanceada UVA/UVB que previne contra as queimaduras solares e envelhecimento precoce.
● Proteção Imediata Dentro e fora d´água.
● Hidratação prevenindo ressecamento da pele.
● Proteção Ultra Resistente com 2 horas de resistência à água e ao suor, evitando contínuas reaplicações.
● Fácil de aplicar e de espalhar.
● Não deixa a pele oleosa.
● Não causa irritações.

Onde posso encontrar os produtos da linha SUNDOWN®?

Os produtos SUNDOWN® podem ser encontrados em supermercados, farmácias e drogarias.

Existem diferenças entre os produtos da linha SUNDOWN® ( Kids/Regular)? Qual a diferença entre as versões creme, loção e gel?

A diferença entre os produtos dos diversos segmentos está no atendimento diferenciado das suas necessidades.

SUNDOWN® tem ação hidratante?

Sim. SUNDOWN® possui Vitamina E, agentes umectantes como a glicerina e uma base composta de ceras e emoliente.

A partir de qual idade SUNDOWN® pode ser usado?

O uso é indicado a partir de crianças de 6 meses, abaixo dessa idade deve-se procurar orientações dos pediatras ou dermatologias.

SUNDOWN® investe em pesquisa e desenvolvimento?

A marca foi a primeira a lançar um protetor solar no Brasil e é referência em pesquisa e desenvolvimento na categoria para outros países.

Pode-se recomendar um protetor solar que seja 100% eficaz?

Sua eficácia está diretamente relacionada ao seguimento das instruções de uso que constam no rótulo. Dentre as indicações, podemos citar:

· Utilizar o FPS adequado para seu tipo de pele.
· Aplicar sobre a pele seca e longe do sol.
· Aplicar uniformemente de maneira a obter um filme sobre a pele.
· Respeitar o tempo de secagem do produto.
· Não exceder seu tempo de exposição.
· Fazer as reaplicações recomendadas.

Qual a quantidade ideal de protetor a aplicar?

Para medir a quantidade adequada de filtro a ser aplicado em todo o corpo, forme uma concha com a palma da mão e encha-a de protetor. Essa é a quantidade ideal para um adulto de estatura mediana. É possível dividir o produto em partes, para um melhor espalhamento:
● Rosto e pescoço: duas bolinhas, do tamanho de dois grãos de feijão.
● Mãos e pés: uma bolinha, do tamanho de dois grãos de feijão.
● Pernas, coxas, braços e tronco: uma colher de chá em cada área.
Se todas as áreas do corpo não forem cobertas uniformemente, o que é muito comum acontecer quando a pessoa acredita que o protetor pode ser passado apenas em áreas julgadas mais sensíveis (rosto, colo e ombros), o banhista recebe o impacto total da radiação solar nas partes descobertas.

Em média, quantas horas de proteção a seco o produto proporciona? E debaixo d’água?

Em condições de uso diário, o produto tem ação prolongada de até 8 horas. Em condições de lazer como praia e piscina, SUNDOWN® tem uma variedade de produtos para cada necessidade. Ex:
Linha Regular: 2 horas de resistência à água.
Linha Kids: 6hs de resistência à água.

Em que circunstâncias é preciso reaplicar SUNDOWN®?

Sempre que houver condições extremas como: muita turbulência na água, por exemplo, cachoeiras, em casos de transpiração excessiva, esfregar o corpo excessivamente em areia ou toalha e sudorese excessiva.

Qual é o modo de ação dos protetores solares?

Os protetores solares agem por meio de uma reação fotoquímica ou com barreira física. Suas moléculas refletem, dissipam e/ou absorvem radiação e a convertem em numa forma de energia não danosa ao organismo.

Deve-se usar protetor solar diariamente? Em que áreas do corpo?

Sim, principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, mãos e colo.

Posso aplicar SUNDOWN® com SUNCOMPLEX no rosto?

Sim.

Posso usar os produtos da linha SUNDOWN® com o prazo de validade vencido?

Não, após a data de validade o produto deixa de oferecer todos os benefícios.

Há algum produto da linha SUNDOWN® que seja oil free?

Sim, todos são.

O Protetor solar Sundown® loção linha regular conta com tripla proteção e ajuda a proteger a pele (corpo e rosto) de elementos agressores como o sol, cloro e a água salgada do mar. Com nova textura mais leve e não pegajosa.

Oferece proteção imediata uva + uvb, protegendo a pele de queimaduras solares dentro e fora d'água. É três vezes mais resistente à água e ao suor e seguro para uso em toda família. Proteção completa para curtir a vida ao ar livre; uva + uvb balanceado. É resistente à água por 2 horas; fotoestável: mesma proteção durante todo o tempo de exposição ao sol.

Pode ser utilizado no corpo e no rosto (oil free e não comedogênico). Possui hidratação prolongada.

O que é câncer de pele?

O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicam-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol. A doença atinge principalmente pessoas de pele branca, que se queimam com facilidade e nunca se bronzeiam ou se bronzeiam com dificuldade. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que ficam expostas ao sol. A proteção solar é a principal forma de prevenção da doença.

De que forma o protetor solar auxilia contra o envelhecimento precoce da pele?

Devido a proteção contra os raios UVA, que são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. O aparecimento de rugas ocorre principalmente nas partes mais expostas ao sol, por exemplo, o rosto, por isso a importância do uso diário de um protetor, para minimizar os efeitos dessa radiação.

O bronzeamento artificial é uma maneira segura de adquirir bronzeado?

Não. O bronzeamento artificial é obtido através de câmaras de exposição à radiação UVA. Pacientes são expostos a altas doses de UVA (mais do que normalmente recebem no dia a dia). Reações precoces, como as queimaduras, não costumam acontecer, mas o fotoenvelhecimento e o câncer de pele serão facilitados ou observados tempos depois. Nos Estados Unidos, as câmaras de bronzeamento artificial não são homologadas pelo FDA. O melhor bronzeado é aquele que se obtém gradualmente e com o auxílio de um bom fotoprotetor.

O que é queimadura solar, exatamente?

A queimadura solar é principalmente uma resposta inflamatória da pele em função da agressão sofrida pela exposição à radiação UVB. A maioria é de primeiro grau e começa com uma leve vermelhidão, que atinge um pico em algumas horas. A queimadura solar faz com que a pele fique vermelha, quente ao toque, e bastante dolorida.

Existe alguma forma de evitar que a pele se solte em consequência da queimadura solar?

Não. Uma queimadura solar grave é sempre seguida de descamação da pele, o melhor conselho é evitar a queimadura. Loções hidratantes podem ajudar até certo ponto, mas não conseguem evitar que alguma pele se solte. Os produtos contendo Aloe Vera, como a loção Pós Sol SUNDOWN®, são reconhecidos como efetivos em ajudar na manutenção da saúde da pele exposta ao Sol.

Tenho algumas manchas brancas no corpo que não ficam bronzeadas. Por quê?

Na maioria dos casos, manchas brancas na pele bronzeada são devidas a uma infecção por fungo, conhecida por pitiríase versicolor. Esse fungo produz um ácido dicarboxílico que provoca a despigmentação da pele. Entretanto, várias outras doenças, como o vitiligo, por exemplo, podem ocorrer. É conveniente consultar seu dermatologista.

Por que nas montanhas a queimadura solar é mais intensa que na praia?

Na realidade, é uma ocorrência bastante comum. O sol é mais intenso em grandes altitudes, porque é menos filtrado pela atmosfera e pela escassez de material particulado, como nevoeiro misturado a fumaça, que filtra os raios solares. A cada 300m de aumento de altitude, ocorre um acréscimo de 4% na intensidade do UV. Além disso, se houver neve, a radiação solar é ainda mais intensificada porque a neve reflete até 85% dos raios solares incidentes.

O que é fototipo de pele?

O tipo de pele ou fototipo é determinado pela quantidade de melanina presente na pele, ou seja, pela cor da pele e pelo modo com que ela reage à exposição solar.

O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Ou seja, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu claro. Isto é, para ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) , esses valores são agrupados em categorias de intensidades, conforme mostra a tabela abaixo:

CATEGORIA ÍNDICE ULTRAVIOLETA:

BAIXO

MODERADO

ALTO

MUITO ALTO

EXTREMO

< 2

3 a 5

6 a 7

8 a 10

> 11

O que são os raios UVA? E UVB?
Radiação UVA - Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo envelhecimento. Tem importante participação nas alergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer.
Radiação UVB - Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares e são os principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

Os raios UVB são, de fato, os mais prejudiciais?
Os raios UVB são responsáveis pela queimadura solar e, preponderantemente, pelo câncer da pele, além de contribuírem para as desastrosas alterações faciais do fotoenvelhecimento. Mas pelo que hoje sabemos, já não faz mais sentido dizer que uma forma de radiação é mais prejudicial do que outra, pois o sol envia várias combinações de radiação à Terra. O UVB nunca aparece sozinho.

Quais são os danos causados pelos raios UVA?
Principalmente o fotoenvelhecimento, que não é perceptível em curto prazo, por reações de fotossensibilidade e por algumas formas de câncer de pele.]

O Sol faz mal à saúde?

Acostumamos-nos a ouvir os malefícios causados pelo sol, mas o sol faz bem à saúde e a vida. O sol previne doenças ósseas e traz alegria para nosso dia a dia. O verão é diversão, férias, momentos de reunir a família e amigos, por isso devemos curtir bastante o sol, sem esquecer de usar protetor solar.

Por que mesmo em dias nublados é indicada a utilização de protetor solar?

Mesmo em dias nublados temos a presença constante da radiação solar, principalmente dos raios UVA – aqueles que provocam o envelhecimento precoce e doenças de pele. O protetor age diante da mínima radiação.

Se uma pessoa deixar de se expor ao sol depois de anos de exposição, sua pele acaba se restaurando por si mesma?

A pele consegue reconstituir-se parcialmente depois de danificada pelo sol.

Ocorre algum dano físico interno que pode ser relacionado à exposição solar?

Algumas doenças como o lúpus eritematoso e as porfirias caracterizam-se por apresentar a chamada fotossensibilidade idiopática. Essas pessoas, expondo-se ao sol, podem exacerbar manifestações extracutâneas.

Alguma exposição solar pode ser benéfica à medida que vamos envelhecendo para ajudar o organismo a sintetizar vitamina D?

A síntese de vitamina D ocorre na presença de UVB. A quantidade de radiação solar necessária para produzir a vitamina no organismo é extremamente pequena, e a maioria das pessoas obtém mais do que o suficiente, simplesmente cuidando dos seus afazeres diários.

É verdade que a exposição ao sol pode fazer com que a pele se torne mais grossa?

Sim. Um dos mecanismos de proteção natural do organismo é a formação de queratina e, consequentemente, realiza o espessamento da pele.

É necessário utilizar protetor solar durante o inverno?

No Brasil, durante os meses mais frios do ano, continua existindo uma probabilidade significativa de exposição solar. O sol brilha todos os dias do ano e, para ser efetiva na prevenção de câncer e fotoenvelhecimento da pele, a proteção deve ser feita diariamente. A aplicação diária de protetor solar é absolutamente necessária para se obter os benefícios totais da proteção - no verão e no inverno.