O que é índice UV?

O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação UV, relevante aos efeitos sobre a pele humana, incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Ou seja, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar. Como a cobertura de nuvens é algo muito dinâmico e variável, o IUV é sempre apresentado para uma condição de céu claro. Isto é, para ausência de nuvens que, na maioria dos casos, representa a máxima intensidade de radiação.

De acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) , esses valores são agrupados em categorias de intensidades, conforme mostra a tabela abaixo:

CATEGORIA ÍNDICE ULTRAVIOLETA:

BAIXO
MODERADO
ALTO
MUITO ALTO
EXTREMO

< 2
3 a 5
6 a 7
8 a 10
> 11

 

O que são os raios UVA? E UVB?
Radiação UVA - Penetra profundamente na pele, sendo a principal responsável pelo envelhecimento. Tem importante participação nas alergias e também predispõe a pele ao surgimento do câncer.
Radiação UVB - Os raios UVB penetram superficialmente e causam as queimaduras solares e são os principais responsáveis pelas alterações celulares que predispõem ao câncer da pele.

Os raios UVB são, de fato, os mais prejudiciais?
Os raios UVB são responsáveis pela queimadura solar e, preponderantemente, pelo câncer da pele, além de contribuírem para as desastrosas alterações faciais do fotoenvelhecimento. Mas pelo que hoje sabemos, já não faz mais sentido dizer que uma forma de radiação é mais prejudicial do que outra, pois o sol envia várias combinações de radiação à Terra. O UVB nunca aparece sozinho.

Quais são os danos causados pelos raios UVA?
Principalmente o fotoenvelhecimento, que não é perceptível em curto prazo, por reações de fotossensibilidade e por algumas formas de câncer de pele.]